Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia do Extensionista Rural é comemorado em Rio Branco

    há 15 anos

    Com o tema "Extensionista Rural, Você Semeia Desenvolvimento e o Brasil Colhe Dignidade", as instituições de assistência técnica e extensão rural de todo o país comemoraram o Dia Nacional do Extensionista Rural, em 6 de dezembro. No Acre a comemoração foi nesta segunda-feira, 8. Para homenagear os extensionistas rurais, o Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), ofereceu um café da manhã com pratos regionais. Em seguida, o secretário da Seaprof, Nilton Cosson, iniciou a programação que durou toda a manhã.

    O principal objetivo das atividades foi discutir a sustentabilidade da Extensão Rural mostrando também um pouco de sua história, apresentado pelo técnico Pedro Gomes, e os desafios, avanços e perspectivas da extensão agroflorestal, apresentado pelo ex-secretário Marcos Inácio Fernandes. Também foi tema o trabalho acadêmico de Diva Gonçalves sobre o programa de rádio Raízes da Terra como prática de comunicação rural.

    Prestigiaram as atividades o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, Francisco Alves da Silva França, e o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

    Câmara dos Deputados aprova criação do Dia Nacional do Extensionista Rural

    A extensão rural tem mais um motivo para comemorar. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou no dia 5 de novembro, por unanimidade, o Projeto de Lei 2.191 /07, do deputado federal Nárcio Rodrigues, que institui o Dia Nacional do Extensionista Rural, a ser comemorado anualmente em 6 de dezembro. Nessa data, em 1948, foi criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG.

    A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), e será encaminhada agora para análise do Senado Federal, pois tramitou em caráter conclusivo na Câmara. O autor do Projeto de Lei, deputado Nárcio Rodrigues, disse que a comemoração tem como objetivo valorizar a extensão rural, acrescentando que o extensionista rural "contribui para melhorar as condições de vida do campo e diminuir as desigualdades sociais."

    • Publicações792
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-do-extensionista-rural-e-comemorado-em-rio-branco/356494

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)